sexta-feira, 26 de junho de 2009

Cordilheira dos Andes


A cordilheira dos Andes ocupa o centro e o oeste da Colômbia e estende-se, do norte ao Sul, por todo o comprimento do país. Este imponente maciço montanhoso é dividido em três cadeias paralelas: a Cordilheira oriental; a Cordilheira central, que separam dois grandes vales: ao oeste, a do rio Cauca, ao leste, a Magdalena; a Cordilheira ocidental. É na Cordilheira central que encontra-se às cimeiras mais elevada do país, constantemente cobertos de neve, como as PIC vulcânicas do Nevado del lubrificou-se (5 750 m) ou do Nevado del Tolima (5 616 m).
À cerca de 240 Km ao Sul do mar das Caraíbas, a Cordilheira central baixa-se para constituir uma floresta densa pantanosa.
Ao nordeste, isolado da Cordilheira, encontra-se outro maciço montanhoso, a sierra Nevada de Santa Marta, que pende sobre o mar das Caraíbas e se cria à 5.776 m de altitude à PIC Cristóbal Colón, ponto culminante da Colômbia.
Ao leste, a Cordilheira oriental pende sobre orienta-o, a Colômbia amazónica. É uma extensão de elevadas bandejas com uma vegetação de prado matagosa, os páramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário